O PIB (produto interno bruto) da construção vai terminar o ano com uma expansão bem maior do que foi previsto, conforme dados divulgados nesta terça-feira (6) pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção) e pela Fundação Getulio Vargas.
O PIB do setor deve ter alta de 7% em 2022, resultado 3,5 vezes acima da projeção feita em janeiro, quando apontava crescimento de 2%. Como reflexo, a oferta de vagas de emprego vem aumentando.
O setor da construção civil foi o destaque em outubro do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, com um aumento de mais de 12,5% no estoque de empregos formais (288.517).
A coordenadora de estudos da construção da FGV, Ana Maria Castelo, acrescentou que a economia brasileira como um todo cresceu mais que o previsto. Isso gerou mais empregos, engrossou as rendas e criou demanda por imóveis, o que ajudou a aquecer o setor.
“Vimos uma recomposição do mercado de trabalho. Essa massa efetiva cresceu muito acima do esperado e gerou valor adicionado para a construção”, apontou.
Essa geração de empregos também se espalhou pela construção. O Sinduscon-SP e a FGV previam a criação de um total de 110 mil vagas de trabalho no setor em 2022. Já o resultado acumulado nos últimos 12 meses até outubro havia alcançado a marca de 242 mil, o que evidencia um nível de atividade bastante aquecido.
O segmento de edificações (obras residenciais e comerciais) deve fechar com alta de 13% em 2022, sendo, portanto, o principal responsável pelo avanço de 7% do PIB setorial. Na sequência, vêm os serviços especializados para obras, que devem fechar com alta de 12%.
Atualmente, são 1.921 vagas de emprego abertas no setor da construção civil, nos portais de recrutameno e seleção. Segundo a Empregos.com.br, o cargo com mais oportunidades é o de eletricista, com 467 vagas, seguido pelos de pedreiro (423), pintor (176), armador (121) e arquiteto (117). Para se candidatar, basta acessar o site, cadastrar o currículo e escolher a vaga.
FONTE: R7
LEIA NA ÍNTEGRA: https://noticias.r7.com/economia/construcao-lidera-criacao-de-empregos-e-tem-1921-vagas-abertas-06122022